terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Musas


- Prova estas mini alcachofras.
- Não. Miguel, tem certeza que não quer que eu vá embora?
- Por que iria querer?
- Sei lá! Sua ex vindo aí, não pode rolar um climão?
- Bia, ela quer falar sobre o Bruninho.
- Não podia usar o celular? Isso me parece mais uma desculpa pra te ver.
- Não começa.

A ex-esposa de Miguel entra no restaurante toda esbaforida, um tanto suada, joga a bolsa sobre a mesa e suspira.

- Ai Miguel, não imagina o quanto eu já andei hoje – senta-se, tirando uma das sapatilhas – Olha o estado do meu pé.
- Márcia, esta é a...
- Oi, amiga do Miguel. Prazer, Márcia. Que negócio é esse aqui? – aponta para o prato.
- Mini alcachofras.
- Credo. Bom, não pretendo estragar o almoço de vocês com problema doméstico. Se preferir, falamos depois.
- O que houve com o Bruninho?
- Fez endoscopia hoje.
- Meu Deus! Mas ninguém me avisa de nada?!
- Não faz o pai zeloso pra sua amiga - alfineta Márcia - Já tá em casa, recuperado, porém...
- Conta do início.
- Tem a ver com a sua coleção.
- Coleção? – agita-se Miguel.
- A de Playboys. Tem outra que eu não saiba?
- Explica isso direito – constrange-se Miguel – É a coleção de revistas que herdei do meu pai. Fico com pena de jogar fora.
- Não seja por isso. Eu mesma jogo. Você nem sentiria falta, tem tudo na internet hoje em dia.
- Péra, péra... o que isso tem a ver com o Bruninho?
- Pois bem, outro dia achei a bunda da Christiane Torloni amassada no banheiro, como se tivesse sido mastigada e cuspida.
- Que papo surreal é esse?
- Eu logo fui pra cima do Tonico, que já é mais rapazinho, e podia estar fuçando as revistas do pai.
- Não são minhas... - irrita-se Miguel - Tá, vai, continua.
- Enfim, o Tonico jurou não ter rasgado revista nenhuma e acusou o irmão.

Bia não contém a curiosidade:

- Mas quantos anos têm esses meninos, afinal?
- O Tonico tem dez e o Bruninho seis.
- Gente, eu ainda não entendi – impacienta-se Miguel – o que a bunda da Chris fazia no banheiro?
- O Bruninho anda comendo suas revistas.
- Sério?
- Ele recorta as partes mais interessantes, tipo bunda, peito e coxa, e come. Só que a Chris não caiu muito bem, porque sentiu dor no estômago, vomitou...
- Mas também, né gente?! É quase uma idosa – desvirtua Bia.
- Idosa?! Essa mulher era um tesão - exalta-se Miguel - E a revista é de 83, se não me engano.
- Tá bom, você que é velho.
- E você é desinformada. Não deve ter visto Um Beijo no Asfalto, ou Rio Babilônia, quando ela era uma ninfetinha linda, contracenando com o...
- Pessoas, vamos voltar ao Bruninho – interrompe Márcia.

Aborrecido, Miguel desvia a atenção para a xícara de café.  

- Miguel, eu queria que você conversasse com ele. Tentasse entender.
- Conversar o quê? É coisa boba de criança, Márcia. Vai passar.
- Vai tirar o corpo fora, claro.
- Tranca o armário, uai.
- Se a sua solução é essa, vou embora. Mas te aviso: seu filho prefere as revistas dos anos 80, as mais valorizadas por você e seu finado pai. Chato, né?!
- Miguel, eu não acredito que você cultiva amor por essas revistas.
- É bom você tomar uma providência, ou vai esperar ele se intoxicar de verdade? Seu filho já comeu a Maitê Proença, a Monique Evans, a Luiza Brunet, a Lídia Brondi, a Vera Fischer...
- Ah não, a Vera também? 
- Gente, mas o que será que ele viu nessa coroa que nem depila a xana?
- Falou bobagem de novo, Bia - irrita-se Miguel - O primeiro ensaio da Vera foi o momento mais sublime e delicado da história da revista, segundo dizem.
- Dizem, né?!
- Miguel, não entra em provocação.
- Vocês não entendem! Era a fase áurea da revista. Depois veio photoshop e ficou tudo fake. Até deixaria o Bruninho comer esse lixo anos 90, tipo Carla Perez, Feiticeira... mas a Luiza, a Monique, a Claudia Ohana!? Papai infartaria.
- Para de chilique! Ele ainda não chegou na Claudia Ohana. Talvez tenha se assustado com aquela... enfim, com aquele excesso.

Surge o garçom:

- A sobremesa do dia é torta floresta negra.

Miguel o dispensa com um gesto impaciente.

- O problema do Bruninho certamente não é mau gosto. Na playboy da Hortênsia, por exemplo, ele nem tocou.
- Como não é mau gosto? - questiona Bia - As musas dele são todas idosas.
- Que musas, mulher? O menino mal saiu da mamadeira! Miguel, acho melhor a gente conversar sobre isso em particular.
- O que você acha que é, Márcia?
- Sei lá! Tenho medo de ser algum problema neurológico, talvez sejam só vermes.
- Márcia, quem tem verme não come revista.
- Ele costumava comer sabonete. A fase oral continua bem viva.

Bia ameaça um comentário, mas se retrai.

- Fala, Bia. Qual a sua opinião?
- Pode ser só uma tendência à putaria, como a sua.
- Ih, Miguel. Ela já te conhece bem.

***


Miguel verifica número por número. Os recortes de Bruninho: perfeitos. Boa coordenação motora, pelo menos, pensa. Mais de vinte edições danificadas. Nem sempre por causa da garota da capa. Às vezes uma coelhinha ou playmate despertavam maior voracidade. Xuxa, por exemplo, a despeito da fama com os baixinhos, fora ignorada. No entanto, a insossa Lucinha Lins... o que se passa com esse guri?, se pergunta. A conferência chega a 1987. As mãos de Miguel tremem de apreensão ao tocar a edição 149: Luciana Vendramini. Folheia com avidez, contém-se, temendo rasgar. Intacta. Respira aliviado. A boca secara por um instante. Mas estranhamente enche d’água agora. Não resiste e destaca o pôster. Olha bem no fundo dos olhos juvenis de Luciana e a esquarteja, ou melhor, divide o pôster em cabeça, peitos, quadril e pernas. Come as três últimas partes. Não suporta a culpa de encarar Luciana e vai embora, sorrateiro. Se via sem condições emocionais de conversar com Bruninho.


Nenhum comentário: